O Ligeira

WhatsApp Image 2026 09 11 at 15.28.06

Naquela época, jogávamos futebol nos terrenos baldios ou na rua mesmo, no asfalto quente, com traves que eram tijolos, chinelos ou pedaços de madeira. Dividiam-se os times no par ou ímpar, com os dois melhores jogadores escolhendo seus times vez a vez. Eram os “com camisa” versus os “sem camisa”. Os últimos escolhidos, como sói acontecer, eram compulsoriamente os pernas de pau. A vida estaria cheia deles. A maioria se tornou gente excelente. Iam para a zaga ou para o gol, caso não fosse golzinho livre. Mas todo mundo jogava. Às vezes a contragosto dos craques, mas jogava. Quando o número total de meninos era ímpar, o sobrante ficava no time considerado mais fraco. Era uma humilhação pública, mas não se falava em bullying nem os pais ficavam sabendo. A vergonha era maior que a honestidade. Havia um certo consenso tácito sobre isso. O dono da bola, em geral de capotão fajuto, com as costuras esgarçadas, tinha algumas regalias. Tive essa sorte. Ficava no pelotão intermediário. Era onde me sentia confortável. O campo era riscado no chão com alguma pedra arenosa, destas capazes de marcar o asfalto, e as linhas laterais eram demarcadas pelos paralelepípedos das calçadas. A duração das partidas era no cinco vira, dez acaba. Transcendia o tempo. Ninguém usava relógio. O Brasil era tricampeão do mundo. Os pés rapados não podiam com a gente. Apesar do regime militar que pervagava, sutil, mentes e corações, juiz não havia nem em sonho: era tudo decidido no grito. Ou na porrada. Falta pra valer só era considerada se e somente se a vítima chorasse ou sangrasse de verdade. Não havia espaço para os maricas manifestos. Eles não apareciam ou disfarçavam muito bem. Via de regra jogava-se descalço ou de kichute. Joelhos ralados e dedões sem tampo eram a regra. As meninas da rua assistiam às pelejas de vez em quando. Os craques e os mauricinhos eram motivo de olhares e sorrisos. Mas sabe-se lá de que falavam de fato. Se a bola caísse no quintal do vizinho ranzinza, entrávamos em pânico. Havia o risco real de a bola ser confiscada ou devolvida furada.  Aí não tinha jeito: o jogo era interrompido por justa causa e cada um ia pro seu lado. Nas quartas à noite, esporadicamente, éramos pegos de surpresa por cantos, atabaques e rojões num terreiro próximo. Durante a sessão de fogos e cantos, sentávamo-nos na calçada, sentindo um forte cheiro de pólvora. Tudo era festa. Havia ainda as mães que apareciam do nada chamando para tomar banho ou para o jantar, quase sempre com um chinelo ameaçador na mão. Quando encontravam uma conhecida na mesma situação, podia ganhar-se uma prorrogação por conta da prosa. Quando o craque do outro time tinha que ir embora antes do apito final, era uma beleza. A fraqueza do inimigo costuma ser vantajosa. E, por fim, ocasionalmente surgia o tal homem do saco, um ligeira pobre-coitado, a caminho sabe Deus para onde, solitário, que invadia o campinho praguejando e conversando com alguma alma invisível. Por sorte esses ligeiras eram também ligeiros. Pouco se demoravam em seu monólogo ambulante e logo os times podiam retomar a partida. Exceto quando, animados com a plateia perplexa, punham-se a filosofar ou blasfemar. Diziam as más línguas, entretanto – em geral das mães e das comadres –, diziam que estes seres estranhos raptavam as crianças na calada da noite, principalmente as mais peraltas, rebeldes e desobedientes, e assim, maltrapilhos e espertos, sumiam com elas para sempre.

 – “Se você não entrar agora, o homem do saco vai te pegar”.

Bem, amigos, lamento dizer-lhes, mas creio que não há muito, já sexagenário, fui finalmente abduzido pelo homem do saco. Fui engolido de volta pela baleia de Jonas. Ou melhor: deixei-me engolir! Ouvi minha vocação: resolvi quebrar as regras e desobedecer às mães e às comadres. Não há mais futebol no asfalto, a rua está deserta e meus pais já se foram. As crianças já não brincam como antes, os adultos não contam mais histórias extraordinárias e o Brasil já não ganha copas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *